Existe uma pergunta muito importante que vai determinar se o seu negócio está crescendo ou falhando!

Pra quem você está vendendo?

Se você respondeu: “todo mundo”, você PRECISA  ler esse artigo até o fim. E se não respondeu, também te indico ler porque pode te ajudar.

Ah, deixa eu me apresentar caso ainda não me conheça! Sou o Ramiro Neto, CEO e fundador da maior e primeira plataforma de print on demand do Brasil, a Montink!

Não fale para todo mundo

Quando você tenta falar com todo mundo, na verdade você não está falando com ninguém! Já ouviu essa frase com certeza, né? Até minha avó acho que já falou!

Então, na verdade existe um único grupo de pessoas que está realmente precisando e querendo o que você está ofertando.

Bom, pra começar, gosto de dar esse exemplo pra ficar bem claro: Imagina você ter que dar um jantar aí na sua casa sem conhecer primeiro os convidados! Imaginou?

Você pode acabar servindo carne pra quem é vegetariano, pode servir um bolo de chocolate pra quem tem intolerância a lactose… Seria um total desastre! Concorda?

Administrar seu negócio sem saber quem são seus clientes é praticamente o mesmo que dar um tiro no escuro.

Tenha certeza, os seus produtos tem um grande potencial de ser um bestseller, mas antes você precisa ter uma base sólida de clientes e saber com quem está falando.

O segredo está em criar um perfil ideal de cliente

Por isso criar o perfil ideal de cliente é a chave para isso!

Então nesse artigo eu vou falar de tudo que você precisa saber sobre perfil ideal de cliente, como construir um e como utilizar as informações para transformar sua loja em um case de sucesso.

O que é o perfil de cliente?

Bom, pra começar: o que é o perfil de cliente? É um documento que lista os pontos de problema, os interesses, padrões de compra e características demográficas de seus clientes…

É apresentado de forma que faça que você enxergue a descrição de uma pessoa real mesmo ali, com o nome completo, aparência e tudo mais!

Essa é literalmente a base para você construir o seu negócio e também as suas estratégias de marketing.

Como criar um perfil de cliente?

Tá, Ramiro! Mas como eu faço então para criar esse perfil de cliente? É difícil?

Primeira coisa, não confie apenas em suposições quando estiver construindo o perfil do seu cliente. Você precisa de informações concretas.

Existem 4 passos simples que vão te ajudar a iniciar! Bora lá?

Primeiro Passo:

Enfim: Pesquise os clientes já existentes: o primeiro passo é analisar quem já está ali com você e ama os seus produtos, o seu assunto…

Ou seja, os seus clientes ou seguidores ativos que te seguem nas redes sociais. Basta escolher alguns, principalmente os que você já notou que estão engajados e conferir seus perfis para obter uma visão sobre sua personalidade.

O famoso “stalkear” mesmo. Vai fundo, porque essa é uma das formas de obter clareza. Você vai conseguir uma informação MUITO valiosa que vai te ajudar a construir um perfil de cliente completo.

Segundo Passo:

Espionar nas redes sociais

Se você quer encontrar um pouco mais sobre as pessoas que estão atualmente procurando pelo seu produto, serviço, ou até mesmo conteúdo, dar uma bisbilhotada nas conversas que estão rolando nas mídias sociais, é o caminho a se seguir.

Como? Encontre e participe de grupos do facebook, linkedin, hashtags no instagram… Para ver quem está interessado nesse nicho e que tipo de pergunta eles estão fazendo.

Essa é uma ótima oportunidade para ouvir o que seu potencial cliente está falando.

Terceiro Passo:

Dar uma olhada na concorrência

Dá uma olhadinha nas redes sociais, nos sites, ou onde mais puder para ver o que eles fazem para a audiência deles.

Uma das melhores formas de descobrir isso é olhar o conteúdo que eles produzem e ver o que eles estão tentando fazer para atrair a audiência deles. Perceba o engajamento e retorno que estão tendo com isso… Através dos comentários da audiência, curtidas e por aí vai.

Quarto Passo:

Use ferramentas analíticas.

Sim, é importante saber dados! Uma maneira infalível de descobrir quem é interessado no nicho dos seus produtos é observando os dados. O Google Analytics é uma das plataformas mais utilizadas para isso. Além de ser gratuita, oferece uma ampla variedade de recursos e permite que você faça uma análise profunda dos visitantes do seu site. Inclusive, a Montink tem integração com ele!

Agora, se você quiser focar nos números através das redes sociais, o que também é muito interessante, pois várias pessoas te encontram por lá, indico o facebook page insights, facebook group insights e o instagram insights.. Dá para pegar muitos dados por esses lugares também.

Dessa forma você consegue descobrir: localização, gênero, idade e outras informações sobre quem está interessado nos seus posts.

Beleza, Ramiro… Agora, o que eu faço com todas essas informações que consegui?

Agora sim você vai começar a montar o perfil do seu cliente. Que como falei anteriormente, nada mais é como imaginar de forma simples o seu cliente ideal.

Você precisa criar um documento onde vai armazenar todas essas informações e salvar, como por exemplo, pelo google docs mesmo.

Então depois de ter feito sua pesquisa e criar um perfil, pense em outra parte importante. Que problema você está tentando resolver para seus clientes?

Se seu produto ou serviço for bem-sucedido, ele terá que resolver um problema-chave que seu o público está enfrentando.

Pense em seu próprio cliente, o que eles gostam e o que eles temem.

Por exemplo, será que você está criando realmente uma estampa legal e atrativa? Pra isso sugiro que faça uma enquete no instagram com seus seguidores.

Coloque foto de alguns produtos que você está colocando à venda nos seus stories e veja o que tem a preferência deles. Abra uma caixa de pergunta e peça a sincera opinião.

Você pode conseguir informações muito valiosas com isso e dessa forma elaborar uma estampa que seja incrível e de interesse em comum da maioria ali. Porque às vezes você está ofertando algo que não seja tão atrativo assim e está achando que é. Sacou?

Bom, agora que te passei essas informações, você com certeza terá uma ajuda maior para adaptar aos seus produtos e também estratégias de marketing.

Espero que o artigo tenha sido útil pra você! E se quiser saber como o negócio de camisetas personalizadas pode trazer mais visibilidade para o seu negócio então leia este outro artigo.

Lets Print e até a próxima

REGISTRE-SE AQUI E OBTENHA UM TESTE GRÁTIS na plataforma.

(Visited 134 times, 1 visits today)
Fechar
0
Gostou do artigo? Deixe seu comentário!x