No episódio #56 do Montink Cast, conversamos com José Felipe co-fundador da cervejaria Walls que foi vendida para a AMBEV e também com o Fred da Playcultural, produtora do FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura), eles nos contaram um pouco sobre a história do nascimento do lúpulo brasileiro.

Quando iniciaram-se as plantações do Lúpulo no Brasil?

José Felipe nos conta que a partir de 2015, 2016 o lúpulo começa a ser desafiado na Serra da Mantiqueira por um grande estudioso e entusiasta chamado Rene. Ele queria mudar a história do lúpulo brasileiro e ninguém acreditava nele, “todo mundo ria da cara dele, inclusive eu, mas eu já tive oportunidade de pedir desculpa” brinca Zé.

José Felipe conta que já está envolvido há dois anos na produção de lúpulo e ainda tem bastante gente que riem da cara dele.

“Hoje existem no Brasil apenas cerca de 100 produtores e desses nem metade conseguiu vender sua produção.”

Qual a importância de um evento como o FICC para a comunidade cervejeira?

Para José a importância é de mudar a mentalidade do produtor brasileiro, pois os produtores não estão mudando o consumidor da cerveja, mas sim a empresa que produz a cerveja. Para ele, a comunidade cervejeira tem o papel de fazer uma mudança na cadeia da utilização do lúpulo, as cervejarias têm que passar a acreditar no lúpulo brasileiro.

Por ter sido premiado em vários concursos no mundo inteiro, José Felipe cita que sabe do potencial dele de mexer com a cabeça das pessoas, mas que precisa de toda a comunidade cervejeira para transformar a cabeça das pessoas, para experimentar o lúpulo brasileiro

Existe alguma inovação brasileira no plantio?

José nos contou que em sua plantação no sul de minas eles usam uma técnica utilizada na secagem do café para fazer a secagem do lúpulo, que isso é uma revolução comparado ao que é feito na Europa, “lá eles não conseguem raciocinar dessa forma”.

Segundo José Felipe o lúpulo brasileiro vai estourar de vendas, só na região de sua atual produção já existem outras seis fazendas iniciando o plantio. Seu vizinho, que é um tradicional produtor de café, já está com uma área de mais de 2.000 hectares de plantação de lúpulo.

Qual a importância de trabalhar o branding da sua marca de cerveja artesanal?

José Felipe, nos conta que os produtores e cervejarias estão focados nos seus negócios e por isso não colocam tempo e energia em desenvolvimento e criação de marca e de outros produtos por acreditarem que não vai apresentar tanta relevância do seu seu faturamento. Porém ele afirma que precisa da marca estampada numa camiseta de cerveja, bonés e outros produtos, mas como não é o seu “core business” isso ficava em segundo plano até conhecer e ver como é fácil abrir uma loja de camisetas usando a plataforma Montink.

Ele e seu sócio José Pedro, se surpreenderam ao ver que em menos de 24hs depois da gravação do podcast, conseguiram lançar uma loja online com toda a coleção de estampas da Fazenda Cervejeira no evento de encerramento do FICC.

“A montink é uma solução de mercado muito positiva para pessoas que são hiper focadas no seu negócio”, comenta Zé.

Uma solução simples para criar sua marca de camisetas

Através da Montink é possível criar sua marca e vender produtos personalizados sem estoque de uma maneira simples, fácil e econômica.

Afinal, você tem uma plataforma onde cria seu ecommerce em menos de 5 minutos de forma super intuitiva e uma integração completa com o sistema logístico de uma fábrica que trabalha para você.

E se você ainda não sabe como camisetas personalizadas podem trazer visibilidade para sua marca, leia agora mesmo esse artigo.

REGISTRE-SE AQUI E OBTENHA UM TESTE GRÁTIS na plataforma.

(Visited 90 times, 1 visits today)
Fechar

Isso vai fechar em 0 segundos

0
Gostou do artigo? Deixe seu comentário!x