Você tem um e-commerce de produtos personalizados na Montink, mas não faz ideia de como vender pelo instagram, por onde começar, quais as melhores estratégias que pode aplicar? Então vem comigo que vou te ajudar nessa!

Um dos melhores lugares para conseguir se vender hoje, é através da rede social Instagram, não tem jeito, não tem por onde fugir. Você precisa da sua loja online, claro, porque através dela que o cliente vai fazer o pedido e conseguir concluir a compra no checkout, porém o melhor caminho para ele chegar a essa etapa é através do instagram.

Meu nome é Ramiro Neto, fundador e CEO da maior plataforma de print on demand do Brasil, a Montink!

Tenha um perfil comercial

Bom, vamos lá! A primeira coisa, indico que você tenha um perfil comercial no instagram ou de criador de conteúdo, dessa forma terá acesso a recursos e vendas, também vai poder promover publicações e conferir métricas de interações dos seus seguidores. E é super simples, basta clicar nos 3 tracinhos no canto superior direito do seu perfil, ir em configurações, conta e mudar tipo de conta. Tá aí na tela o passo a passo.

Crie um bio completa e bem feita

Segundo ponto, tenha uma  bio completa e bem feita, contando em poucas palavras: o que sua marca faz, porque as pessoas precisam te seguir, uma chamada para a ação que vai direcionar a pessoa para onde você vai fazer a venda e colocar o link direto pro site.

Não deixe de utilizar também os destaques, que são as bolinhas que ficam ali embaixo onde você consegue colocar as principais dúvidas e objeções a respeito do seu produto e da sua marca, as provas sociais, etc.  e como você faz isso?

Colocando os seus melhores stories salvos lá. Pegando novamente o exemplo da loja Everlong Store, dá uma conferida!

Utilize a função: Loja

Terceiro, você precisa utilizar a função LOJA no instagram. Ela tem destaque na interface do aplicativo, o que facilitou ainda mais atingir o público. Para conseguir adicionar os produtos na sua lojinha do instagram, você tem que ter uma conta no facebook e também no gerenciador de negócios dele.

Dessa forma você cria um catálogo por lá que vai se linkar com o instagram. Ah e claro, precisa ter seu e-commerce ativo, porque como disse anteriormente, o checkout vai ser finalizado nele, porque o insta não tem essa funcionalidade.

Se você tem uma loja na Montink, não deixe de ver o tutorial de configuração.

Tenha um perfil atrativo

Quarta estratégia e acredito que a mais importante, você PRECISA ter um perfil atrativo!

Tá, Ramiro, mas como? Chamar a atenção dos seus seguidores a qualquer custo. Você precisa ter imagens de qualidades, assim como as legendas também. Siga um padrão com uma identidade visual para não ficar bagunçado. Deixar o perfil bem apresentável para quem está chegando e ter textos bem feitos, além de despertar a curiosidade das pessoas, acaba retendo elas.

Não venha colocar na legenda um: preço por inbox! PELO AMOR DE DEUS, já deixa taggeado o produto da sua loja na foto onde mostra o valor ou coloca escrito na legenda mesmo. Você não está contando um segredo, a ideia é que você venda e se o cliente tiver interessado ele vai comprar.

No seu feed, foque em boas fotos, ou artes, com descrições claras. E não esqueça de colocar hashtags relacionadas a sua marca. Dessa forma fica mais fácil de encontrar o seu perfil. Uma dica para hashtags, utilizar o site: tagsfinder.com , lá eles mostram as mais populares de acordo com o assunto escolhido.

E claro, não vamos esquecer que o instagram agora está focando na entrega de vídeos, então mão na massa para produzir o conteúdo para o reels e stories. Você pode utilizar o reels por exemplo, de várias formas… seguir alguma trend do momento usando a criatividade para mostrar o produto, utilizar áudios em alta… pra achar um áudio em alta, basta pesquisar pelos que estão com essa setinha pra cima.

Aproveite também para explorar muito os stories para mostrar seus bastidores, responder caixinha de perguntas, colocar enquetes e interagir com o pessoal.

Uma forma de gerar conteúdo relevante, é observar outros criadores de conteúdos digitais que são referência dentro do seu nicho e se inspirar.

Faça um bom atendimento

Quinta dica: atenda bem os seus clientes pelo instagram. Insta vem da palavra instantâneo, então as pessoas esperam ser atendidas de forma rápida. Lembre sempre de responder com agilidade seus clientes, assim como responder comentários nas fotos. Quando seu negócio for citado em publicações, reposte na sua página… afinal além de mostrar que você se importa com o cliente, gera credibilidade a outras pessoas. E claro, se o instagram percebe um alto engajamento ele vai entregando mais.

Tenha frequência

Sexta dica: frequência, assiduidade, constância, regularidade! Ou o sinônimo que preferir para essas palavras! Quem não é visto, não é lembrado… então você não vai conseguir vender se ficar sumindo por aí.

Fazer com que sua marca esteja presente no dia a dia dos seus seguidores é imprescindível. Indico que faça um planejamento estratégico de postagens.

Mas veja bem, poste mais conteúdos relacionados ao universo da sua marca do que ofertas, etc, afinal estamos em uma rede social e não em uma plataforma de vendas direta… Não deixe que seus seguidores fiquem desinteressados.

Curtiu as dicas? Então compartilha com quem você acha que vai gostar também.

REGISTRE-SE AQUI E OBTENHA UM TESTE GRÁTIS na plataforma.

(Visited 497 times, 1 visits today)
Fechar

Isso vai fechar em 0 segundos

0
Gostou do artigo? Deixe seu comentário!x