4 passos comprovados para criar um calendário editorial eficaz

4 passos comprovados para criar um calendário editorial eficaz

Publicado em por Montink

Calendário editorial, o que é, como criar, como definir um objetivo e quais são as melhores ferramentas.

Este artigo é destinado a pessoas que têm dificuldade em manter uma frequência de postagens eficientes e criativas nas redes sociais, com o objetivo de definir uma meta estratégica e facilitar muito o trabalho de precisar pensar todos os dias no “o que postar hoje?”

O que vou aprender aqui?

  • Ferramenta ideal para calendários editoriais
  • Como definir objetivos e temas semanais
  • Em quais mídias você deve atuar
  • Qual a melhor frequência de publicações no Instagram

 

 

Qual a melhor ferramenta para montar um calendário editorial?

Primeiramente, é importante que saiba que a ideia deste artigo não é entregar um turbilhão de opções e te deixar perdido com qual escolher, e sim, entregar as melhores e facilitar a sua vida quando o assunto for marketing de conteúdo.

1- Calendário do Google

Se está procurando uma opção gratuita e simples, o calendário do google pode se encaixar pela facilidade de utilizá-lo em seu próprio celular e a possibilidade de colocar um lembrete sempre que precisar postar algo. O ponto negativo é a dificuldade em adicionar várias tarefas em um mesmo dia, que apesar de ser possível, se torna algo muito confuso. E é por isso que vamos trazer a segunda opção, que inclusive, é a que utilizamos aqui na Montink.

2- Planilha do Excel

A ideia de um calendário editorial é simplesmente saber o que e quando fazer uma postagem para manter suas redes e mídias sempre em constante movimento, na maior parte das vezes, com o intuito de gerar mais vendas e clientes para seu negócio. Por este motivo, o Excel pode entrar como um grande aliado, desde que tenha responsabilidade para verificá-lo todos os dias. Basta criar uma aba em formato de “gráfico”, com os dias do mês ao lado e as mídias sociais em cima. Após isto, você deve definir o que postar, quando e onde postar, de acordo com as estratégias definidas por você.

Se gostou da ideia mas não sabe como criar um calendário no Excel do zero, CLIQUE AQUI e baixe gratuitamente o mesmo que utilizamos na Montink. Após abrir a página, clique em arquivo – fazer download, lembre-se de colocar para baixar como .XLSX e seja feliz! 

 

Como definir objetivos e temas?

Normalmente, os objetivos de enxergar a necessidade de um calendário editorial já estão pré-definidos. Seja pela vontade de vender todos os dias de forma natural ou pela vontade de crescer e engajar nas redes sociais, ou os dois. 

Então, baseie-se em seus objetivos para estabelecer os temas.

Defina seu público-alvo. A partir disto, utilize os desejos e a personalidade de seu público para criar conteúdos que sejam atrativos, que engajem e que despertem o desejo de compra.

 

Em quais mídias você deve atuar?

No mesmo calendário que disponibilizamos um pouco acima,  já acrescentamos as redes sociais que costumam ser utilizadas. Baixe-o e veja com os próprios olhos qual das redes faz sentido para você ou seu negócio, exclua as que não fazem e passe a colocar em prática o que aprendeu aqui. 

 

Qual a melhor frequência de publicações no Instagram?

Não existe uma frequência ideal, varia muito do nicho. Mas, podemos afirmar que manter uma constância é o que vai causar um verdadeiro impacto em seus seguidores. Por este motivo, procure postar religiosamente no mínimo três vezes por semana em seu Feed e se mantenha ativo todos os dias nos Stories. 

 

Ainda não acabou…

A Montink é a maior plataforma de Dropshipping do Brasil, possibilitando que qualquer pessoa tenha uma loja pronta de camisetas personalizadas no modelo PrintOnDemand, tendo parceria com a Dimona. Faz sentido para você ter uma loja de camisetas customizáveis, com sua própria marca, sem precisar de estoque? Então, REGISTRE-SE AQUI E OBTENHA UM TESTE GRÁTIS na plataforma.

 

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo e nos diga o que achou!

 

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!

Os comentários estão desativados.

Postagens Relacionadas

Melhores formas de definir e segmentar o público alvo ideal para seu e-commerce.

Melhores formas de definir e segmentar o público alvo ideal para seu e-commerce.

10 de fevereiro de 2021

Aqui nós falaremos sobre: Público alvo, Ecommerce, Dropshipping, Drop, Drop Nacional, PrintOnDemand, Montink e Persona.

Aprenda como criar produtos personalizados para seu canal de Vinhos

Aprenda como criar produtos personalizados para seu canal de Vinhos

25 de fevereiro de 2022

Você vai aprender como criar produtos personalizados da sua marca para seu canal de vinhos

Comparação de gastos entre uma Loja Física x Loja Virtual

Comparação de gastos entre uma Loja Física x Loja Virtual

24 de julho de 2019

Veja uma comparação entre o mercado virtual (lojas virtuais) e as lojas físicas.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba todas as novidades da Montink e empreenda na web através do maior e-commerce PrintOnDemand do Brasil.