Por 22:41 Sem categoria Views: 17

4 passos comprovados para criar um calendário editorial eficaz

Como criar um calendário (1)

Este artigo é destinado a pessoas que têm dificuldade em manter uma frequência de postagens eficientes e criativas nas redes sociais, com o objetivo de definir uma meta estratégica e facilitar muito o trabalho de precisar pensar todos os dias no “o que postar hoje?”

O que vou aprender aqui?

  • Ferramenta ideal para calendários editoriais
  • Como definir objetivos e temas semanais
  • Em quais mídias você deve atuar
  • Qual a melhor frequência de publicações no Instagram

 

 

Qual a melhor ferramenta para montar um calendário editorial?

Primeiramente, é importante que saiba que a ideia deste artigo não é entregar um turbilhão de opções e te deixar perdido com qual escolher, e sim, entregar as melhores e facilitar a sua vida quando o assunto for marketing de conteúdo.

1- Calendário do Google

Se está procurando uma opção gratuita e simples, o calendário do google pode se encaixar pela facilidade de utilizá-lo em seu próprio celular e a possibilidade de colocar um lembrete sempre que precisar postar algo. O ponto negativo é a dificuldade em adicionar várias tarefas em um mesmo dia, que apesar de ser possível, se torna algo muito confuso. E é por isso que vamos trazer a segunda opção, que inclusive, é a que utilizamos aqui na Montink.

2- Planilha do Excel

A ideia de um calendário editorial é simplesmente saber o que e quando fazer uma postagem para manter suas redes e mídias sempre em constante movimento, na maior parte das vezes, com o intuito de gerar mais vendas e clientes para seu negócio. Por este motivo, o Excel pode entrar como um grande aliado, desde que tenha responsabilidade para verificá-lo todos os dias. Basta criar uma aba em formato de “gráfico”, com os dias do mês ao lado e as mídias sociais em cima. Após isto, você deve definir o que postar, quando e onde postar, de acordo com as estratégias definidas por você.

Se gostou da ideia mas não sabe como criar um calendário no Excel do zero, CLIQUE AQUI e baixe gratuitamente o mesmo que utilizamos na Montink. Após abrir a página, clique em arquivo – fazer download, lembre-se de colocar para baixar como .XLSX e seja feliz! 

 

Como definir objetivos e temas?

Normalmente, os objetivos de enxergar a necessidade de um calendário editorial já estão pré-definidos. Seja pela vontade de vender todos os dias de forma natural ou pela vontade de crescer e engajar nas redes sociais, ou os dois. 

Então, baseie-se em seus objetivos para estabelecer os temas.

Defina seu público-alvo. A partir disto, utilize os desejos e a personalidade de seu público para criar conteúdos que sejam atrativos, que engajem e que despertem o desejo de compra.

 

Em quais mídias você deve atuar?

No mesmo calendário que disponibilizamos um pouco acima,  já acrescentamos as redes sociais que costumam ser utilizadas. Baixe-o e veja com os próprios olhos qual das redes faz sentido para você ou seu negócio, exclua as que não fazem e passe a colocar em prática o que aprendeu aqui. 

 

Qual a melhor frequência de publicações no Instagram?

Não existe uma frequência ideal, varia muito do nicho. Mas, podemos afirmar que manter uma constância é o que vai causar um verdadeiro impacto em seus seguidores. Por este motivo, procure postar religiosamente no mínimo três vezes por semana em seu Feed e se mantenha ativo todos os dias nos Stories. 

 

Ainda não acabou…

A Montink é a maior plataforma de Dropshipping do Brasil, possibilitando que qualquer pessoa tenha uma loja pronta de camisetas personalizadas no modelo PrintOnDemand, tendo parceria com a Dimona. Faz sentido para você ter uma loja de camisetas customizáveis, com sua própria marca, sem precisar de estoque? Então, REGISTRE-SE AQUI E OBTENHA UM TESTE GRÁTIS na plataforma.

 

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo e nos diga o que achou!

 

 

(Visited 17 times, 1 visits today)
Fechar